Dicas Arquitetura 3D

Visualização Arquitetônica Realística do Projeto inicial (vídeo acima)

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Material Complementar e Exercícios aos Alunos Prime

Arquitetura 3D

O AMBIENTE DO SKETCHUP
O programa SketchUp foi desenvolvido pela empresa americana Google e seus traços se assemelham ao desenho à mão e de modelagem com objetos reais.
Entre suas características, temos como destaque:

⇒ A rapidez e facilidade na criação de objetos;
⇒ A qualidade da apresentação, original e que foge dos padrões de outros softwares;
⇒ A capacidade de trocar dados entre vários programas do segmento CAD.

Entre outras novidades, temos integração do SketchUp com o Google Earth, a disponibilização gratuita de várias bibliotecas e a venda de licenças pela Internet. Com poucos botões e diferentes atalhos de teclado, o ScketchUp dá a impressão de ser um software simples, incapaz de desenhar modelagens 3D tão impressionantes. Para mudar esse conceito, vamos conhecer mais a respeito desse programa. O SketchUp foi desenvolvido especialmente pra quem quer produzir objetos em 3D de forma rápida e fácil. O programa traz uma interface em que a criação, manipulação e edição de elementos são feitas de forma diferente de outros softwares. Sendo diferente na categoria de softwares CAD e 3D, por exemplo, o SketchUp se torna muito especial.

CRIANDO UM NOVO DOCUMENTO

Ao ser aberto, o SketchUp apresenta a janela de desenho a parti r da qual já podemos iniciar um desenho. ou então realizar algumas das seguintes tarefas.

Novo documento:
1. Clique no menu Arquivo e entre as opções que a aparecem, clique em Novo.
2. Irá abrir uma nova janela de desenho.
3. Ao clicar em Escolher modelo (indicado pela seta), clique novamente para escolher uma das opções (use a barra de rolagem para ver todas as opções):
⇒ Modelo simples – Pés e polegadas: Apresenta os ajustes básicos de estilos e cores, com unidades em pés e polegadas.
⇒ Modelo simples –Metros: Apresenta os ajustes básicos de estilos e cores, com unidades em metros.
⇒ Design arquitetônico – Pés e polegadas: Configurado para a área de arquitetura, em pés e polegadas.
⇒ Design arquitetônico - Milímetros: Configurado para a área de arquitetura, em metros.
⇒ Engenharia - Pés: Configuração para engenharia, unidades em pés.
⇒ Engenharia - Metros: Configuração para engenharia, unidades em metros.
⇒ Design de produtos e marcenaria - Polegadas: Ajustes para marcenaria e design de produto, em polegadas.
⇒ Design de produtos e marcenaria - Milímetros: Ajustes para marcenaria e design de produto, em milímetros.
⇒ Visualização de planta- Pés e polegadas: Configuração simples em vista de planta, em pés e polegadas.
⇒ Visualização de planta- Metros: Configuração simples em vista de planta, em metros.
⇒ Modelo de treinamento inicial- Polegadas: Modelo para curso de treinamento inicial, em polegadas.
⇒ Modelo de treinamento inicial - Metros: Modelo para curso de treinamento inicial, em metros.
4. Escolha sua opção de trabalho e clique em Começar a usar o SketchUp (botão inferior direito) e o programa será iniciado,
de acordo com a escolha feita no item anterior.

Perspectiva Interna do Projeto Inicial 

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VISUALIZANDO O PROJETO

Os comandos mais importantes de visualização podem ser feitos diretamente com o mouse, porém, há alguns movimentos
que só podem ser feitos com as paletas e/ou no menu.

Aproximando e afastando (Zoom)
1. Na paleta Câmera, clique na Ferramenta Zoom.
2. Coloque o cursor do mouse no centro da tela, clique e arraste para cima (aproximar) e para baixo (afastar).

Orbitando (ou sobrevoando) um projeto
1. Clicando na paleta Câmera, selecione a Ferramenta Orbitar.
2. Coloque o cursor do mouse no centro da tela, clique e arraste para orbitar.
Mantendo a tecla Shift pressionada enquanto clica e arrasta o mouse, o SketchUp faz o movimento Panorâmico que é o deslocamento lateral do observador.

Ampliando uma área determinada
1. Na paleta Câmera clique na Ferramenta Janela de zoom.
2. Clique uma vez para indicar o começo da área a ser ampliada. E, clicando outra vez, em senti do diagonal (semelhante a uma janela de seleção),
aponte o fim da janela de ampliação.

Utilizando a Panorâmica (deslocamento lateral do observador)

1. Na paleta Câmera clique na Ferramenta Panorâmica.
2. Coloque o cursor do mouse no centro da tela, clique e arraste para qualquer lado para deslocar o observador.

Colocando o observador dentro do projeto
1. No menu Câmera, clique em Exibições padrão e dentre as opções, clique em Alto.
2. Na paleta Visita, clique na Ferramenta Posicionar a Câmera.
3. Agora, clique onde você quer posicionar o observador e segure o botão do mouse. Solte o botão na direção em que o observador estará olhando.
4. No CCV (Caixa de Controle de Valores), digite a altura do observador.
5. Em seguida, o SketchUp ativa automaticamente a ferramenta Girar. Clique e arraste para movimentar a “cabeça” do observador sem mudá-lo de lugar.

Outras opções interessantes:

• Rolando a rodinha do mouse para cima e para baixo, conseguimos aproximar ou afastar a imagem.
• Para fazer um Orbitar com o mouse, clique a rodinha e arraste o mouse.
• Clicando e arrastando a rodinha sem soltá-la, e clicando e arrastando o botão esquerdo do mouse, conseguimos fazer uma Panorâmica.
• Clique no botão Modelo centralizado e o SketchUp enquadrará todo o projeto na tela.

Projeto Inicial do Curso Arquitetura 3D

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SELECIONANDO ELEMENTOS

Os objetos do SketchUp são construídos com linhas e faces (superfícies). Só há uma face quando esta estiver envolvida completamente
por linhas que estão em um mesmo plano. Podemos selecionar várias linhas e faces e, então, transformá-las em um Grupo ou Componente.

Selecionando uma Linha
1. Na paleta Principal, clique na Ferramenta Selecionar
2. Clique uma vez diretamente sobre a linha que deseja

Selecionando uma Face (superfície)
1. Na paleta Principal, clique na Ferramenta Selecionar
2. Clique uma vez diretamente sobre a face que deseja

Selecionando um Objeto
1. Na paleta Principal, clique na Ferramenta Selecionar
2. Clicando três vezes sobre qualquer elemento do projeto, o SketchUp selecionará todas as linhas e faces conectadas a ele

Selecionando mais de um objeto
1. Depois de clicar na Ferramenta Selecionar, clique três vezes sobre o primeiro objeto a ser selecionado.
2. Aperte e mantenha a tecla Shift pressionada, e clique três vezes sobre os outros objetos para pegá-los;
3. Se você clicar três vezes sobre um objeto já selecionado, o SketchUp irá tirá-lo da seleção.
Algumas opções de edição de objetos só aparecem quando selecionamos o objeto e clicamos com o botão direito do mouse.
Nesse caso, o SketchUp mostra o menu contextual.

Outras opções interessantes:
• Dando dois cliques sobre uma linha, será feita a seleção da linha e de todas as faces nela conectada.
• Dando um duplo clique em uma face, a face e todas as linhas conectadas a ela serão selecionadas.

DESENVOLVENDO O SEU PROJETO

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ELEMENTOS BÁSICOS DE DESENHO

No SketchUp as ferramentas de desenho são a base para a construção de volumes e mesmo as formas básicas você desenha diretamente em 3D.

Curiosidade:
• Clicando e soltando o mouse, o SketchUp irá começar uma nova linha no final da linha atual.
• Para finalizar a criação do polígono aperte a tecla ESC.

Linha
1. Clique sobre a Ferramenta Linha.
2. Clique e arraste com o mouse na direção de criação da linha.
Solte o botão quando terminar.

Polígono Irregular
1. Entre na ferramenta Linha, depois clique e solte o mouse na direção de onde será criada a linha.
Clique novamente para confirmar o fim da linha.
2. Note que já começa a ser criada uma nova linha. Dê um clique para cada segmento
clicando no ponto inicial para terminar.

Retângulo
1. Clique sobre a Ferramenta Retângulo.
2. Clique no ponto de início do retângulo.
3. Agora, mova o mouse no senti do diagonal e clique para colocar o vértice oposto.

Círculo
1. Na paleta Desenho clique sobre a Ferramenta Círculo.
2. Clique no ponto de início do círculo e depois mova o mouse para determinar o raio. Clique para finalizar.

Arco
1. Clique sobre a Ferramenta Arco, que se encontra na paleta Desenho.
2. Clique no ponto de início do arco e mova o mouse para determinar o fim do arco, e clique novamente.
3. Mova o mouse para escolher o tamanho do raio, e clique para finalizar.

Polígono Regular
1. Na paleta Desenho, clique na Ferramenta Polígono.
2. No CCV (Caixa de Controle de Valores), digite o número de lados do polígono.
3. Clique para dar início ao polígono.
4. Mova o mouse e clique quando obtiver a distância desejada.

Forma Livre (Freehand)
1. Escolha a Ferramenta Desenho à mão livre, que se encontra na paleta Desenho.
2. Clique e arraste o mouse para desenhar. Terminando, solte o botão.

Projeto de Interiores - Carolina Mendes - Transformando Ambientes em Inspirações

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DESENHANDO COM MEDIDAS

Com o SketchUp, podemos inserir medidas quando criarmos um objeto. Esse procedimento é feito através do CCV (Caixa de Controle de Valores),
que é o campo de entrada de dados que fica no canto inferior direito da janela.

Desenhando uma linha ou polígono com medidas
1. Na paleta Desenho, escolha a Ferramenta Linha.
2. Clique para fazer o início da linha e mova-o na direção desejada.
3. No CCV, digite a medida e tecle Enter.
4. Agora, será iniciada uma nova linha no final da linha atual. Aponte o mouse na direção do próximo segmento e digite o valor no CCV. Tecle Enter.
5. Repetindo o passo 4, você fará novas linhas. Para finalizar, clique novamente no ponto inicial ou aperte ESC.

Desenhando um retângulo com medidas
1. Clique sobre a ferramenta Retângulo.
2. Clique com o mouse onde você quer o início do retângulo e mova-o na direção desejada.
3. No CCV, digite as medidas do retângulo, no formato X,Y. Tecle Enter para finalizar o retângulo.

Desenhando um círculo ou polígono regular com medidas
1. Clique na Ferramenta Círculo ou Polígono Regular.
2. No CCV, digite o número de linhas que vão compor o círculo ou polígono regular, notando que a diferença entre os dois está apenas no número de linhas.
Tecle Enter.
3. A seguir, clique e solte o mouse no ponto de início do círculo.
4. Mova o mouse para determinar o raio, e digite o valor desejado no CCV. Tecle Enter.

Perspectiva do Jardim e Escritório - Carolina Mendes Projetos de Interiores

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CRIANDO E ALTERANDO VOLUMES BÁSICOS

Com o SketchUp, podemos criar formas tridimensionais e novos objetos a partir de volumes já criados.

Superfície (Push/Pull): Criando Volumes
1. Clique no menu Editar e selecione Empurrar/Puxar.
2. Clique por cima da face desejada e mova o cursor para cima, notando a face ser destacada, criando um volume.
3. Caso queira digitar uma medida ao volume, faça-o no campo CCV no momento em que clicar na face e logo após, tecle Enter para finalizar.

Usando o Empurrar/puxar para criar novos volumes a partir de outros
1. Sobre a face de um objeto 3D, desenhe uma nova face, com as ferramentas da paleta Desenho
2. Clique sobre a Ferramenta Empurrar/Puxar e mova o mouse por cima da nova face.
3. Agora clique sobre a face e mova-a na direção desejada (para "dentro" ou para "fora" do volume original).
4. Se quiser determinar uma medida para o deslocamento, digite-a neste momento no CCV. Tecle Enter e o SketchUp finalizará o objeto.
5. Se você não digitou nenhuma medida (item 5), basta clicar quando o deslocamento for o desejado.

APAGANDO OBJETOS
Você pode apagar objetos usando o teclado, ou então a ferramenta Borracha, que pode apagar uma ou mais linhas de uma vez,
funcionando de modo parecido a uma borracha.

Apagando linhas, faces ou objetos com o teclado
1. Selecione a(s) linha(s), face(s) ou objeto(s) que quer apagar.
2. Aperte a tecla Delete para apagar. A tecla Backspace, usada em vários programas, não funciona no SketchUp.

Usando a ferramenta Borracha
1. Não é necessário selecionar nenhum objeto.
2. Selecione a ferramenta Borracha.
3. Clique na linha que você quer apagar. Automaticamente a(s) face(s) conectada(s) a essa linha serão apagadas.
4. Se preferir, clique e segure o botão do mouse, e passe a "borracha" por cima das linhas que quiser eliminar.
Todas as faces conectadas a estas linhas serão apagadas.

Curiosidade:
A ferramenta Borracha não apaga faces de objetos, apenas as linhas.

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EDITANDO COM TÉCNICAS AVANÇADAS

As principais ferramentas de edição de objetos no SketchUp são parecidas com as de outros programas.
Porém, dependendo da maneira com que são utilizadas, podem trazer resultados surpreendentes.

Fazendo a rotação de um objeto
1. Selecione o objeto (uma linha, uma face ou um volume).
2. Na paleta Editar, selecione a ferramenta Rotar.
3. Clique no ponto que vai ser o centro do eixo de rotação (o centro do eixo não precisa estar no objeto selecionado).
4. Mova o mouse para indicar o senti do eixo de rotação e clique novamente.
5. Se quiser rotacionar o objeto com um determinado ângulo, digite uma medida no CCV e tecle Enter.
6. Se você não digitou nenhuma medida, simplesmente clique quando o objeto estiver na posição desejada.

Movendo um objeto
1. Selecione o objeto.
2. Clique sobre a Ferramenta Mover/Copiar.
3. Agora, clique em algum ponto do desenho para movê-lo – lembrando que o ponto de movimentação não tem necessidade de estar no objeto selecionado.
4. Mova o mouse para indicar sentido de movimentação.
5. Se desejar, digite uma medida no CCV e tecle Enter, para finalizar a movimentação do objeto. Caso não digite nenhuma medida, apenas clique quando
terminar a movimentação.

Curiosidade:
Selecionando uma linha ou face de um volume e executando o comando Mover, o programa pode criar novas linhas e faces com o Autofold ao se manter a tecla Ctrl pressionada durante a movimentação.

Escalando um objeto
1. Selecione o objeto (uma face ou um volume).
2. Na paleta Editar, selecione a ferramenta Escala.
3. Aparecerão vários pontos de controle. Cada um deles escala o objeto de uma maneira diferente. Clique em um dos pontos de controle e mova o mouse.
4. Se quiser, digite um fator de escala no CCV (no exemplo abaixo = 0,70) e tecle Enter, finalizando o comando de escala.
5. Caso não digite medida, simplesmente clique quando chegar ao tamanho desejado.

Escalando um projeto inteiro
Este procedimento é muito útil quando o projeto foi feito ‘a olho’, porque ele escala todos os elementos do desenho para o tamanho correto.
1. Na paleta Construção, selecione a ferramenta Fita métrica.
2. Clique no primeiro ponto que deseja ter como referência.
3. Clique no outro ponto de referência.
4. Em seguida, observe a medida mostrada no CCV (Lenght) e digite o valor correto. Tecle Enter.
5. Uma janela aparece na tela, perguntando se você quer alterar o tamanho do projeto. Clique em Sim.

Espelhando um objeto
1. Selecione o objeto (uma face ou um volume).
2. Na paleta Editar, selecione a ferramenta Escala.
3. Aparecerão vários pontos de controle. Clique em um dos pontos centrais de controle e mova o mouse.
4. Digite o número -1 no CCV e tecle Enter, finalizando o comando de espelhamento.

Criando objetos com o Equidistância
1. Clique na Ferramenta Equidistância que se encontra na paleta Editar.
2. Clique e mova o mouse sobre a linha desejada. Caso queira inserir alguma medida, digite-a no campo CCV e tecle Enter.

Exercício Inicial do Aluno Jonatas Cruz

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DUPLICANDO OBJETOS COM TÉCNICAS AVANÇADAS

Os comandos de duplicação do SketchUp também são bastante semelhantes aos usados em outros programas. A diferença principal está na maneira de se conseguir várias cópias de um mesmo objeto.

Duplicação Simples
1. Selecione o objeto (uma linha, uma face ou um volume).
2. No menu Editar, selecione o comando Copiar.
3. No menu Editar, selecione o comando Colar.
4. Automaticamente o objeto copiado aparece na ponta do cursor do mouse. Clique para colocá-lo na posição desejada.

Duplicação por Movimentação do Mouse
1. Selecione o objeto (uma linha, uma face ou um volume).
2. Na paleta Editar, selecione a ferramenta Mover/Copiar.
3. Aperte a tecla Ctrl e clique em algum ponto do desenho para duplicá-lo (o ponto de duplicação não precisa estar no objeto selecionado).
4. Mova o mouse para indicar o sentido de duplicação.
5. Se quiser duplicar com distância exata, digite uma medida no CCV e tecle Enter (sem soltar o botão do mouse), finalizando a duplicação do objeto
6. Se você não digitou nenhuma medida, clique quando quiser terminar a duplicação.

Duplicação no mesmo lugar
1. Selecione o objeto (só funciona com grupos ou componentes).
2. No menu Editar, selecione o comando Copiar.
3. No menu Editar, selecione o comando Colar no local.
4. Automaticamente o objeto copiado aparece no mesmo lugar em que está o original. Use, por exemplo, a ferramenta Mover/Copiar para
levar o objeto para outro lugar.

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RECURSOS AUXILIARES PARA DESENHAR

Auxiliares de Desenho são elementos que ajudam na criação de objetos. São eles:
⇒ Inferências - são dicas que aparecem na tela, indicando centros, extremos de linhas e quinas de objetos.
⇒ Guias e Guide Points - linhas e pontos que permitem construir objetos à distância um do outro ou em senti dos diferentes do usual.
⇒ Eixos de desenho - que podem ser alterados de acordo com a conveniência do usuário.

Inferências
São dicas de tela ajudam a indicar lugares geométricos importantes como centros, extremidades e alinhamentos de objetos de uma maneira fácil e intuitiva, bastando colocar o mouse sobre o lugar desejado. Como exemplo, mover o mouse até aparecer a dica “Ponto mediano” sobre uma linha. As dicas de tela são divididas em: Inferências em pontos e Inferências lineares.

Inferências de Pontos
Extremidade: passando o mouse por cima do fim de uma linha ou um arco, irá aparecer a dica Extremidade ao lado de um ponto verde.

Ponto mediano: passando o mouse no meio de uma linha ou borda de um polígono, aparecerá a dica Ponto mediano ao lado de um ponto ciano.

Na aresta: passando o mouse na borda de um objeto, aparecerá a dica Na aresta ao lado de um quadrado vermelho.

Interseção: passando o mouse por cima do cruzamento de linhas ou entre uma linha e uma face, aparecerá a dica Interseção ao lado de um “x” vermelho.

Semicírculo: esta dica aparece quando, ao fazer um arco, aproximamos a curvatura de uma meia circunferência.

Na face: passando o mouse sobre a face de um objeto, irá aparecer a dica Na face, ao lado de um quadrado azul.

No eixo: ao fazer uma linha e movimentá-la pelo espaço, irá aparecer a dica No eixo quando sua linha estiver na direção dos eixos de desenho. Junto com o texto, aparecerá uma linha colorida, mas a cor depende do eixo apresentado (vermelho, azul, verde).

Do ponto: passando o mouse sobre um ponto (Extremidade, Ponto mediano, etc.) e afastá-lo na direção de um eixo, aparecerá uma linha tracejada e colorida (sua cor dependerá do eixo selecionado), junto com a dica Do ponto.

Perpendicular a Aresta: esta dica aparece sob a forma de uma linha roxa, quando você quer desenhar uma linha perpendicular a uma borda de um objeto.

Paralela a Aresta: Também aparece como uma linha roxa, quando você quer desenhar uma linha paralela a uma borda de um objeto.

Tangente: esta dica aparece quando você faz um arco que começa na ponta de outro arco. Quando o segundo arco estiver tangente ao primeiro,
a indicação da Tangente aparecerá.

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EXIBINDO VISTAS DE CORTE DE OBJETOS

Alguns objetos 3D são mais facilmente compreendidos quando os cortamos. O SketchUp possui uma maneira simples e de mostrar os objetos cortados, com a ferramenta Plano de seção.

Colocando um Plano de seção (plano de corte)
1. Selecione o comando Plano de seção.
2. Um Plano de seção (plano de corte, apresentado como um quadrado verde) aparecerá. Mova-o com o mouse e perceba como ele "gruda" nas faces dos objetos.
3. Quando o plano de corte estiver alinhado como você deseja, clique para confirmar.

Movendo o plano de corte
1. Selecione o Plano de seção e também a ferramenta Mover/Copiar.
2. Clique em algum ponto do desenho para movê-lo (o ponto de movimentação não precisa estar no Plano de seção).
3. Mova o mouse para indicar senti do de movimentação.
4. Se quiser, digite uma medida no CCV e tecle Enter, finalizando o movimento.
5. Se você não digitou nenhuma medida, simplesmente clique quando quiser terminar a movimentação.

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